quarta-feira, 30 de março de 2011

Usinas nucleares no Brasil.

     A decisão da implementação de uma usina termonuclear no Brasil aconteceu de fato em 1969, quando foi delegado a Furnas Centrais Elétricas SA a incumbência de construir nossa primeira usina nuclear. É muito fácil concluir que em nenhum momento se pensou numa fonte para substituir a energia hidráulica, da mesma maneira que também após alguns anos, ficou bem claro que os objetivos não eram simplesmente o domínio de uma nova tecnologia.
      Em junho de 1974, as obras civis da Usina Nuclear de Angra 1 estavam em pleno andamento quando o Governo Federal decidiu ampliar o projeto, autorizando Furnas a construir a segunda usina, angra 1 encontra-se em operação desde 1982 e fornece ao sistema elétrico brasileiro uma potência de 657 MW. Angra 2, após longos períodos de paralização nas obras, inicia sua geração entregando ao sistema elétrico mais 1300 MW, o dobro de Angra 1.
   A Central Nuclear de Angra, está pronta para receber sua terceira unidade, ela tera o reatos identico ao angra 2 de agua leve pressurizada potencia de 1.350 w, após ter tido sua construção palarisada nos anos 80, foi anunciado a retomada de seu desenvolvimento apartir de dezembro de 2008. 


Vantagens e Benefícios da Radioatividade e seus problemas.


A instabilidade dos átomos está associada a um excesso de energia acumulada, que tende a ser liberada sob a forma de radiações. Nesse processo denominado decaimento,  o átomo livra-se do excesso de energia e torna-se mais estável. A radiação emitida pode ser pura energia eletromagnética ou conter ainda partículas saídas do núcleo do átomo. Quando há liberação de partículas, as propriedades químicas do átomo são alteradas e o elemento transforma-se em outro.
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energias variáveis desde valores pequenos até muito elevados.
As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são ; microondas, laser, raio x, e radiação gama. As radiações sob a forma de partícula com massa , carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de electros , os feixes de prótons, radiação beta e alfa. 





Energia Nuclear.

Energia Núclear        

   É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isotópos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos atráves de reações nucleares emitindo energia durante essa equivalência de energia em massa.
              A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear convertendo o calor emitindo na reação em energia eletrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontrolamento em bomba atómica.
 Isotópos  são atómos de elementos químicos cujos nucleos tem o mesmo número atómico ou seja, os isótopos tem um  certo elemento contém o mesmo número de protóns. E os isótonos que diferem no número atómico e no número de massas porém apresentam o mesmo número de nêutros.

http://www.youtube.com/watch?v=wUqeM49VZF4